segunda-feira, 15 de novembro de 2010

História da Trilha do Jola

História da trilha do Jola.
Encontrei no site Teretrilhas um ótimo texto produzido por Mauro do Rio de Janeiro,mais conhecido por Maureba, e Tuninho de Teresópolis, ambos os dois trilheiros de longa data. Curiosamente a trilha de Miguel Pereira não foi descoberta por trilheiros locais, que na época não eram tão numerosos como hoje, e não só nessa cidade, mas em toda essa região.

Maureba é carioca e já foi surfista, e que resolveu buscar mais aventuras numa off road é um dos descobridores da hoje super conhecida trilha do Jola. Seu texto é rico em detalhes dessa grande descoberta. Momentos de grandes aventuras, diversão e emoção são revividos em sua vívida narração. Quem curte essa trilha ou mesmo quem curte o off road ou boas histórias de aventura não pode deixar de conferir mais essa história do nosso esporte fora de estrada.


Confira um trecho do capítulo 3, essa grande aventura está narrada em primeira pessoa em 6 elaborados capítulos dois autores personagens.

“...Foi lá pelo início do ano de 1990, se não me engano, fevereiro, que num final de semana fui com a minha reluzente DT-180, black, ano 85, turbinada, ao sítio do meu irmão Roberto, localizado bem próximo à trilha do JOLA, e me encontrei com um outro trilheiro amigo dele das antigas, Alfredo, com sua possante Agrale 3.0 Elefantre, red, totalmente preparada para trilha (o cara era rico) que resolvemos, depois de uma noite de apresentações, cachaças e mentiras, procurar uma trilha nas redondezas e então descobrimos à do JOLA.

Lembro-me como se fosse hoje, era verão, meio dia, e fazia uns 40 graus na sombra, quando descobrimos uma trilha e totalmente hipnotizados com a maravilhosa vista que se tem do alto daquela montanha resolvemos descer morro abaixo e nos deparamos com um descidão daqueles, cheio de retorções. E aí, o que fazer? Depois de alguns resmungos pela minha parte e gargalhadas do Alfredo, resolvemos descer para o então desconhecido nada!!! Chegou uma hora que eu prego não agüentei mais, pedi arrego, estava completamente desidratado, na época não existia "camel-back", parei, tirei toda aquela maldita roupa e me joguei debaixo de uma árvore para descansar e esperar o meu companheiro que nessas alturas estava perdido a uns 100 metros na minha frente. Passados uns quinze minutos voltou o Alfredo, também totalmente arrasado dizendo ter encontrado uma saída. Foi aí que fiz aquela famosa pergunta,...”




Confira a aventura do descobriemnto da  Trilha do Jola, que atualmente é um grande evento off road  realizado no dia 7de setembro,  em Miguel Pereira-RJ, dia da  Independência  do nosso país. Nada melhor  que comemorar essa data histórica na liberdade das trilhas e em contato com o verde. 

Fotos da edição 2010 da trilha do Jola gentilmente cedidas por  Paulo Vizeu.

Não perca a cobertura desse grande evento off road na edição 103 da revista Pró Moto. Vai ser uma ediçaõ especial de fim de ano.

Clique e conheça  a história da trilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste blog? Espalhe pela rede! Compartilhe-o! Valeu!

Share |